PLANO ANUAL OBJETOS DE CONHECIMENTO:
1º BIMESTRE: Feudalismo e Sociedade Feudal; O que é o Teocentrismo?; Por que os padres, assim como as freiras, não casam?; Renascimento; Teocentrismo; Antropocentrismo; As Grandes Navegações;
2º BIMESTRE: Renascimento: Principais pensadores; Renascimento e Humanismo; Descobrimento do Brasil; Brasil Colônia; Contexto da Reforma Protestante; Martinho Lutero;
3º BIMESTRE: Estruturas da Sociedade Feudal (Maquetes); Martinho Lutero (Maquetes); Calvinismo e Predestinação (Maquetes); Contrarreforma Católica (Maquetes); Os Povos Àrabes: Quem foi Maomé?
4º BIMESTRE: O Antigo Regime; O Absolutismo; Os Jesuítas no Brasil Colônia; Os Bandeirantes no Brasil Colônia; A Guerra dos Bárbaros
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Aulas para correção de atividades e explicação de conteúdo. Postagens de textos e vídeos aulas e encaminhamentos de atividades por meio do aplicativo WhatsApp. Entrega de material impresso para os alunos como complemento do livro de didático.
Realização de pesquisas em livros, revistas e outros recursos existentes na biblioteca da escola, bem como a realização de tarefas expositivas de trabalhos desenvolvido pelos alunos de outras temáticas relativas aos assuntos trabalhados.
Exposições de vídeos e filmes ligados aos temas com SLIDES e a realização de tarefas no Livro Didático.
Aulas expositivas e participativa por meio da leitura de textos, trabalho com tipologias diversas de fontes de pesquisas, exercícios escritos, pesquisa orientada em grupo e/ou individual, desenvolvimento de projetos interdisciplinares e discussão sobre os temas abordados.
Leituras das temáticas do Livro Didático e o uso da plataforma Clickideia e o blog do presente professor: https://fjhistoria.blogspot.com/
ESTRATEGIAS PARA A INTEGRAÇÃO
Disponibilização de conteúdo para os alunos através de sistemas que permitam acompanhar devidamente o progresso dos estudantes e identificar quaisquer problemas ou dificuldades (vídeos no youtube; link de textos entre outros).
Atividades mais práticas, como estudos de caso, projetos, seminários, simulados ou outros tipos de iniciativas que entreguem ao aluno um papel mais centralizado no processo de aprendizagem.
Sala de aula invertida (troca de papel entre o aluno e professor), educação baseada em competências (Que permite nivelar melhor o aluno com base nas suas habilidades e autonomia) dando-lhe autoridade para pesquisas e busca de conhecimento.
O desenvolvimento metodológico das aulas buscará o diálogo entre os agentes da ação educativa, destacando a produção do conhecimento pelos alunos por meio de leitura, registro e composição tanto de imagens quanto de textos escritos nas aulas.
Diversos instrumentos e formas avaliativas serão utilizadas, individual e coletivamente. Assim, a avaliação ocorrerá no decorrer das aulas da unidade e levará em conta os conhecimentos prévios e a participação dos alunos nas discussões, a execução de atividades escritas, participação em projetos de ensino e outras formas de participação e/ou atividades.
Uso contínuo da plataforma Clickideia e o blog do presente professor: https://fjhistoria.blogspot.com/